COD e FIFA lideram como jogos favoritos para aprender idiomas

Publicado por Renan Hernane em

COD e FIFA lideram como jogos favoritos para aprender idiomas

Os gamers costumam ouvir muito a frase clichê de que “jogar videogame não leva a nada”. No entanto, uma pesquisa recente realizada no Brasil pela Preply, uma plataforma que conecta alunos e professores online, está desafiando essa ideia e revelando quais jogos realmente têm impacto no aprendizado de línguas e quais estilos são os preferidos para esse fim.

Para 36% dos entrevistados, Call of Duty e FIFA estão empatados como os jogos que mais contribuíram para que os brasileiros aprendessem um novo idioma. Surpreendentemente, o título de esportes foi considerado o mais acessível para jogar em um idioma diferente do português. Em segundo lugar na lista está Assassin’s Creed (24%), seguido por Fortnite (22%), citados como jogos que facilitaram o estudo de outras línguas.

Os participantes da pesquisa da Preply também indicaram que seus estilos favoritos para aprender um novo idioma são os jogos de aventura (40%) e de palavras (37%). O inglês, espanhol e francês foram os idiomas mais buscados para esse propósito. Logo em seguida, em terceiro lugar, estão os jogos de tradução (33%), que ajudam no aprendizado de vocabulário, memória linguística e gramática.

Eles proporcionam à galera a oportunidade de se comunicarem com indivíduos de diversas culturas e que falam diferentes idiomas, permitindo um contato mais amplo com línguas além da sua nativa. Dessa maneira, têm se mostrado eficazes como ferramentas de estudo para essa aprendizagem.

Sylvia Johnson, Diretora de Metodologia da Preply.

Durante as sessões de jogo, o inglês é a preferência predominante para legendas, escolhido por 59% dos participantes, seguido pelo espanhol, com 48%, enquanto 26% optam por jogar apenas em português. Em termos de áudio nos jogos, a língua inglesa também é a mais popular, seguida pelo espanhol e, em terceiro lugar, pelo português.

Metade dos entrevistados na pesquisa consideram os jogos uma ferramenta altamente eficaz para aprender um novo idioma. Outros 50% acreditam que a combinação estratégica de legendas e áudio desempenha um papel crucial na fluência de um idioma, enquanto 39% valorizam o conhecimento prévio na área na escolha dos jogos.

Por outro lado, 22% afirmaram não ter jogado um game específico devido à falta de legendas em português. Esses números ressaltam a forte influência do inglês nessas experiências, mostrando seu papel global como um idioma amplamente utilizado. A conexão entre entretenimento e aprendizado destaca a possibilidade de conciliar essas áreas, criando uma experiência mais inclusiva para a comunidade gamer.

Aqui estão alguns dos jogos mais citados como úteis para aprender um novo idioma:

  • Call of Duty e FIFA
  • Assassin’s Creed
  • Fortnite
  • Grand Theft Auto
  • Minecraft
  • Resident Evil
  • Crash
  • Final Fantasy
  • Mortal Kombat e Pokémon
  • Among Us

A pesquisa, realizada em novembro de 2023 pela Preply, envolveu 948 brasileiros e foi conduzida por meio de um painel online. Os participantes compartilharam suas preferências em relação aos jogos para aprimorar o aprendizado de um novo idioma.


Explore mais notícias e acompanhe a Passe o Controle nas redes sociais.
Junte-se ao nosso canal no Telegram ou à comunidade do WhatsApp!

About Author


Renan Hernane

Pai do Oliver. Editor-chefe da Passe o Controle e analista de mídia.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.