Google Flop Stadia: Por que deu errado?

Publicado por Passe o Controle em

Google Flop Stadia: Por que deu errado?

Com seu lançamento em 2019, o Google Stadia veio com a promessa de revolucionar o mercado dos games. Mas por que deu errado? Vamos debater isso juntos!

Ok, eles nunca prometeram “revolucionar o mercado” de fato. Mas a ideia era ambiciosa e bem fora da curva, onde o usuário, ao adquirir o serviço, poderia ter acesso a um catálogo de jogos onde quisesse. Seja por smartphone, tablet, computador, notebook e até na tv, com o chromecast.  Tudo isso rodando numa resolução de 1080p, num plano básico (e até 4k no plano pro) por meio da nuvem, via internet. O usuário poderia tanto comprar jogos avulsos, quanto aproveitar de um sistema de assinaturas similar o game pass da Microsoft.

A ideia era realmente muito boa. Imagina não precisar investir em vídeo games de última geração ou num computador caríssimo e parrudo para poder jogar os novos lançamentos do mercado? Seria um sonho! Você precisaria apenas adquirir um controle e pagar pelo serviço. Em teoria, é lindo e muito rentável. Mas na prática não foi bem assim.

Exercício rápido: desafio você a falar pelo menos duas pessoas que você conhece que tenham o Stadia. Pois é. Bem difícil, né? Isso porque, apesar da premissa ser boa, o Stadia não chegou nem perto de um sucesso. Isso não só no brasil, mas no mundo todo. Não à toa, o serviço anunciou semanada passa (semana anterior a criação desse texto) que encerrará seus serviços no dia 18 de janeiro de 2023.  Além de precoce, a morte do Stadia pegou de surpresa até seus colaboradores, que, até o momento da notícia, não sabiam do encerramento.

Como se não bastasse o fracasso, a empresa ainda vai reembolsar todos os aparelhos e jogos digitais adquiridos pelas lojas oficiais da Google. Imagina o prejuízo?

Mas a questão aqui é: Por que o Stadia deu errado? Abaixo listarei alguns motivos que, na minha opinião, fez o Stadia ser esse fracasso.

Ideia mal executada

Como fora dito anteriormente, a ideia é excelente. Não precisar investir preços altíssimos e ter acesso mais fácil aos jogos rodando tudo pela internet! É o futuro chegando!
Mas não foi bem assim que aconteceu. Primeiro porque os jogos não alcançavam as resoluções prometidas e quando alcançavam não se mantinham. Os jogos tinham grande input lag e tudo prejudicava a experiência do jogador.

Empresas consolidadas no mercado

Microsoft, Nintendo e Sony já estão há anos no mercado. Tomar o lugar dessas empresas, ainda que venha com uma ideia ótima, seria muito difícil. Claro que essa não era a missão do Stadia, mas competir com essas empresas é muito difícil pois todas já estão consolidadas no mercado e tem sua proposta mais bem definida e melhor executada.

Concorrentes Melhores

Apesar da ideia inovadora, temos outros serviços parecidos. O Game Pass, Xcloud e o Geforce Now são serviços similares e aplicados em plataformas que, como dita acima, já estão consolidadas no mercado. Isso sem contar a possibilidade de adquirir e jogar alguns jogos na nuuvem no Nintendo Switch.

Problema Nacional

Pelas pesquisas feitas, mesmo que no Brasil, o preço da assinatura mensal do Stadia é pago em dólares. Isso mesmo. Em dólares. A assinatura PRO custa $ 9,99 dólares (cerca de R$ 52,00 na cotação atual). A assinatura te dá acesso a uma biblioteca de jogos e acesso ao 4k (que não está disponível na versão livre. Esta é limitada a 1080p). Num país onde gastamos MUITO dinheiro com assinaturas streamings de filmes e séries, investir esse valor para jogos é incabível. Claro que esse problema se aplica para nós brasileiros. Para os americanos esse valor é relativamente baixo, então talvez faça sentido.

Claro que você pode discordar dos motivos listados. Assim como há outros motivos que tornaram a missão do Stadia tão difícil resultando no fracasso. É muito importante que novas ideias surjam para concorrer com as empresas hoje mandam no mercado de games. O problema é a ideia mal executada que durou tão pouco e ainda gerou prejuízo a empresa.


Mas e você leitor, conhece alguém que tem ou teve o Stadia? Teve interesse quando foi anunciado? Por que acha que deu errado? Deixe aqui nos comentários o que você acha que fez o Stadia fracassar e vamos levantar esse debate!

Veja outros artigos e siga a Passe o Controle nas redes sociais!

About Author

Categorias: Artigos

Passe o Controle

Perdeu? Passe o controle!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.