Resident Evil 4 Chainsaw Demo: Primeiras Impressões

Publicado por Vinicius Miranda em

Resident Evil 4 Chainsaw Demo: Primeiras Impressões

Resident Evil 4 Remake tá chegando e temos uma demo deliciosa com aquele gostinho de como será o retorno à vila dominada pelo Las Plagas. Vila essa, aliás, que agora tem um nome! Ela se chama Valdelobos, pra quem ainda não sabe.

E essa demo veio faltando poucos dias pro lançamento do jogo oficial, pra gente poder conferir como tá o game e ver o que está nos esperando nessa nova reimaginação de Resident Evil. Confere aí as nossas impressões sobre a demo de Resident Evil 4 Remake.

História

Resident Evil 4 Chainsaw Demo (CAPCOM)

Por se tratar de uma demo, obviamente que não temos a história completa para analisar. O que podemos dizer aqui em relação a isso é aonde a demo se passa e o que mudou em relação ao game original. A demo se passa logo no início do jogo, quando Leon está chegando na região e encontra os primeiros Ganados. Já vemos aqui algumas diferenças em relação ao game original (algo que, inclusive, já tinhamos visto nos trailers). Mudanças como, por exemplo, os momentos das mortes dos guardas que acompanham o Leon no início da aventura, o tamanho da cabana onde Leon confronta o primeiro Ganado, etc.

A história segue até o icônico momento em que enfrentamos hordas de Ganados na vila, incluindo o Dr. Salvador, e se encerra com a cena em que os sinos de igreja são tocados, e todos os Ganados deixam o local. No game original, esse seria o momento em que a logo do game é revelada, dando à largada para o início definitivo da aventura. A demo dá a entender que não será diferente no Remake. Ou seja, basicamente o que jogamos nessa demo é o prólogo da aventura.

Mas mesmo assim tivemos espaço para novidades, como por exemplo os flashbacks na cena inicial mostrando o treinamento de Leon. Algo nunca antes visto na saga. Talvez possamos esperar mais detalhes em cenas do que aconteceu com o personagem entre Resident Evil 2 e Resident Evil 4.

Gameplay

Resident Evil 4 Chainsaw Demo (CAPCOM)

Como já pudemos ver nos diversos trailers e vídeos divulgados, a gameplay de Resident Evil 4 Remake é um aprimoramento natural dos jogos anteriores. A câmera over the shoulder retornou, a movimentação do Leon está mais fluida que no Resident Evil 4 original. Existem mais opções de movimento, como o de correr, atirar enquanto anda, mais variação de ataques usando facas, e até mesmo defender os ataques dos inimigos usando as mesmas facas.

A possibilidade de jogar stealth também foi muito bem vinda, principalmente quando chegamos na vila. Temos aqui a opção de entrar na vila sorrateiramente e ir eliminando os Ganados sem fazer barulho. Apesar de, nesse trecho, ser inevitável que a luta contra a horda aconteça, fica claro que poderemos avançar em diversos momentos na história sem precisar recorrer ao tiroteio desenfreado.

Sendo um bom survival horror, a munição é escassa. E semelhante aos zumbís de Resident Evil 2 Remake, os Ganados aqui são difíceis de matar de primeira, então é preciso enfrentá-los com estratégia para não ficarmos sem munição.

Resident Evil 4 Chainsaw Demo (CAPCOM)

Claro, por ser chamada de “Chainsaw Demo”, o destaque aqui entre os inimigos é aquele que usa a serra elétrica, o Dr. Salvador. O inimigo está bem mais assustador que no jogo original. E o momento em que ele aparece é o ápice da luta contra os Ganados no final dessa demo. A tensão aumenta conforme o vilão vai se aproximando do personagem, enquanto mais Ganados aparecem para te atrapalhar. A adrenalina de derrotar o Dr. Salvador é muito boa, tornando esse trecho quase uma boss fight. Pelo menos na demo, vamos ver se o sentimento vai continuar assim quando tivermos acesso ao jogo completo.

Atmosfera

Resident Evil 4 Chainsaw Demo (CAPCOM)

Novamente a demo reforça o que já vimos nos materiais promocionais. A ambientação está macabra e mais escura que o jogo original. Nos cenários podemos ver elementos como animais mortos, ossos e estruturas com aspectos de “culto maligno”. Tudo ajuda a deixar o game com um clima bem mais assustador que era no jogo original.

É interessante observar como o Resident Evil 4 Remake se propõe a manter o clima mais assustador estabelecido pelos jogos mais recentes. Isso ajuda a tornar a experiência de jogar o remake algo diferente de jogar o game original. Afinal, um dos assuntos mais debatidos desde antes do game ser anunciado, é se era realmente necessário existir um Remake de Resident Evil 4. Afinal, o game original envelheceu muito bem e é super acessível a todos os jogadores, estando disponívels em inúmeras plataformas (fato que virou até meme por muitos anos). Essas atualizações de mecânicas e de atmosfera são aspectos que ajudam a evidenciar o quão o Resident Evil 4 Remake realmente pode tornar a experiência de jogar Resident Evil 4 ainda melhor.

Resident Evil 4 Remake será lançado para o PS4, PS5, Xbox Series X/S e PC no dia 24 de março de 2023. A demo já está disponível gratuitamente em todas as plataformas citadas.


Veja outras reviews e siga a Passe o Controle nas redes sociais!

About Author


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.