Review: Saga Batman Arkham

Publicado por Carlos Enriki em

Review: Saga Batman Arkham

Arkham Asylum

Começamos lá em Batman Arkham Asylum, não somente o primeiro da grande franquia, mas o game que revolucionou o que é um jogo de herói, e trouxe uma maneira diferente de jogar, fazendo com que muitos outros jogos que vieram depois dele se basearem em sua gameplay.

Tanto que os jogos da franquia Amazing Spider Man, trouxeram uma gameplay muito semelhante a da saga Arkham.


Arkam Asylum (Reprodução/Nuvem)

Mas vamos lá Arkham Asylum, nos leva até o asilo de Arkham, local onde os piores criminosos de gotham são levados, o game já começa com o Batman levando Coringa para o Asilo, durante a prisão o Batman menciona que achou estranho o Coringa se entregar tão facilmente, quando chegam ao local, o Coringa escapa de ser preso, e mostra que se deixou capturar, assim então tomando o controle do asilo, cabe ao Batman agora salvar os funcionários.

O que é interessante neste game, é que ele vai explicar uma boa lore do que ocorre no universo, isso se passa em um momento que o Dick já é o Asa Noturna, O Jason já morreu (será que morreu?), a Batgirl já se tornou oraculo, e está na cadeira de rodas, e o Tim Drake já é o novo Robin. Podemos saber de muitos vilões pelas fichas de personagem.

Vilões do Asilo de Arkham

Vamos aos vilões presentes, além do Coringa enfrentamos o Espantalho, que mano, são três digamos que batalhas contra ele, onde somos colocados em pesadelos, e é muito insano, pensa em um jogo de terror, é o que se torna quando o espantalho aparece a primeira vez, aposto que na primeira run cada um que jogou entrou em choque quando se inicia o terceiro e ultimo pesadelo do espantalho.

 o Bane, o cara que quebrou o Batman também esta no jogo, e sim, a história se passa depois também da luta contra o Bane, isso é até mencionado no jogo.

Harley está presente na trama também, e claro ajudando o Coringa a instaurar o caos no Asilo de Arkham.


Batman: Arkham Asylum “Villains” Trailer (Reprodução/Batman Arkham Videos)

Temos o Killer Croc, vivendo nos esgotos do Asilo, é interessante ao notar detalhes do game, é possivel ver os pedaços de carne que servem como alimento para ele.

Outra vilã iconica de Batman, é a Hera Venosa, trazendo um problema ao controlar policiais graças ao veneno de suas plantas.

Por fim enfrentamos o Coringa, que após ver seus planos sendo frustrados, ele injeta o soro do Titan em si mesmo e fica gigante.

É tem o comédia do charada também, o maluco é chato mano. Contudo ele é o unico vilão secundario desse jogo, para capturar ele deve pegar todos os seus troféus colecionaveis espalhados pelo mapa,e resolver todas as suas charadas.

Modo desafio

Aqui temos o modo onde enfrentamos ondas de inimigos e buscamos atingir a máxima pontuação em cada desafio presente no game, que podem ser liberados ao jogar a campanha, e pegar os troféus do charada, é interessante lembrar que no Playstation podemos jogar com o Coringa.

Gameplay

O game tem um sistema de combate muito dinamico, e trouxe algo nunca visto antes, podendo bater nos inimos de forma dinamica e counterar seus ataques, como um sistema de reflexo do personagem.

É possivel também se pendurar, ou se esconder nos cantos e abaixo do chão para pegar os inimigos de surpresa no modo stelf.

Como Batman, pode também usar a capa para planar alguns metros, e usar o gancho ou outros gadgets do Batman, para alcançar alguns outros lugares, como lugares altos ou atravessar uma agua afetada por uma corrente elétrica.

Arkham City

Ele se passa cerca de um ano após o Asylum, o jogo começa com Bruce se encontrando preso em Arkham City.


Batman Arkham City (Reprodução/Epic Games)

Arkham City é uma cidade dentro de Gotham, para deixar os criminosos, eles ficam em uma cidade ao invés do asilo.

Coringa se encontra doente, por ter injetado o titan em si próprio, e agora pede a ajuda do Batman para buscar uma cura, e para obrigar o Batman, ele injeta seu sangue no morcegão, já deixando o morcegão a beira da morte em poucas horas

Neste jogo temos novos vilões, Pinguim; Duas Caras; Ra’s al Ghu; Hugo Strange; Sr Frio; Cara de Barro; Hera Venenosa

Em Arkham City, o jogo traz algumas novidades, como um mundo maior para se explorar e com diversas missões secundarias. alguns vilões como Victor Zsasz e Pistoleiro estão presentes no jogo, mas não existe uma obrigação de ir atrás deles, ao menos que busque por um 100%. Ah e é claro, tem também o comédia do Charada.

Tudo que deu certo no primeiro jogo, foi trazido para este mas de uma forma melhorada, o combate esta mais fluido, o modo stelf está mais dinamico, os inimigos reagem mais quando acuados, alguns podem até atirar para cima ao sentir medo, além de mais meios de os derrotar.

Modo desafio e expansões

Em Arkham City temos o primeiro game do Batman com DLC, e elas são excelentes, a expansão da história em uma gameplay que ficamos no papel de Robin, aqui o Batman foi capturado pela Harley que quer vingar a morte do Coringa.

O Modo desafio está presente também, dessa vez temos mais roupas para o Batman, graças as DLCs, e jogamos também com o Robin e com o Asa Noturna e com a Mulher Gato, e é claro as skins adicionais que este jogo contém.

Gameplay

A gameplay aqui não é muito diferente de seu antecessor, o que muda é a dinamica, esta melhorada, agora podemos planar por mais tempo, por conta de estarmos agora em uma cidade, os pontos são mais altos, ao inves de pequenas construções, agora se tem os prédios de Arkham City, permitindo que a planagem seja prolongada. Ao planar pode impulsionar o Batmana para baixo, fazendo com que ele pegue um impulso pelo vendo quando se solta o botão de (R2, ou LT) ao impulsionar.

O combate esta incrivel, ainda dinamico, mas agora pode counterar mais de um inimigo por vez, além de poder artodoar e dar uma sequencia de socos, o que se torna prazeroso para todos que gostam do Homem Morcego.

Arkham Knight

Este game vem para fechar a impecavel trilogia da saga Arkham, ambientado apenas 9 meses após os eventos de Arkham City, teremos uma gotham movida pelo caos implantado por Victor Crane (Espantalho) e uma figura misteriosa que se auto intitula pro Arkham Knight, este que sabe tudo sobre o Batman e busca vingança.

Na cena inicial do jogo vemos o corpo do Coringa sendo encinerado, e Gordon começa a narrar, dizendo “Foi assim que o Batman morreu”. Já deixando uma duvida na mente de cada um que iniciava o jogo pela primeira vez.


Batman Arkham Knight

O game corta para uma cena em um café da cidade, onde controlamos um policial, o oficial Owens, ao ser alertado sobre um homem que esta fumando dentro do estabelecimento, ele se levanta e decide conversar com este rapaz, ao nos aproximarmos, vemos que este se trata do Espantalho, que já nos faz sentir o gás do medo, nesse instante tudo se torna um completo caos, pessoas transformadas em monstros e atacando umas as outras. O que é interessante aqui é que existem duas opções, atirar ou observar. Se decidir atirar, ao passar pela delegacia com o Batman, vai ouivr dizer que o oficial surtou e atirou em inocentes, mas caso não atire, vai ouvir que os policiais estão admirados por ele ter aguentado firme.

Após isso somos apresentados ao Espantalho sendo mostrado em um telão de Gotham, e vemos a cidade sendo evacuada, pois Espantalho ameaçou espalhar seu gás do medo por toda cidade. Agora o caos esta instaurado, os vlões estão espalhados pela cidade, e cabe ao Batman tomar a cidade de volta.

Cavaleiro de Arkham

O que dizer deste vilão? Pois bem ele sabe tudo sobre o Batman, até mesmo sua identidade secreta, e se mostra com muito ódio do Batman, durante o game é dificil saber quem é ele, mas ao decorrer se prestar atenção irá notar bem antes do jogo revelar sua verdadeira indentidade.

O Cavaleiro de Akham se trata de um antigo parceiro do Batman, vamos lembrar que até o presente momento fomos apresentados ao Asa Noturna e ao terceiro Robin o Tim Drake, mas para os fãs asiduos do homem morcego, sabem que faltou a apresentação de um dos parceiros mais carrancudos do Batman, e sim estamos falando de Jason Todd, na história que conhecemos, Jason é morto pelo Coringa e futuramente se torna o Capuz Vermelho, após ser colocado no poço de lazaro. Aqui é um pouco diferente, Jason é torturado sim pelo Coringa, talvez um pouco antes dos eventos de Arkham Asylum, e dado como morto. Quando ele mostra sua face, não é mencionado que ele foi colocado no poço de lazaro, mas que se sentiu abandonado pelo Batman.


Batman Arkham Knight

Neste universo ele vem se tornar o Capuz Vermelho após um pequeno embate contra o Homem Morcego, e se arrepender de seus planos, assim deixando o mando de Cavaleiro de Arkham para traz, e se tornando um vigilante em Gotham.

Outros vilões

A dinamica segue um pouco parecida com Arkham City, tendo uma trama principal, e as atividades secundarias para derrotar e prender outros vilões, o interessante aqui, é que a cada vilão capturado, passamos por uma gameplay de leva-lo preso no Batmovel até a delegacia de Gotham, o que se torna muito interessante, pois ao completar 100% vemos todos eles presos na mesma cela.

Todos os vilões tem suas diferenças na hora de serem capturados, o Duas Caras por exemplo é no stelf, o Pinguim é na porrada, e claro tem também o comédia do Charada, com mais de 100 desafios espalhados pelo mapa, e dessa vez com um bonus, ele capturou a mulher gato, e nos faz realizar alguns desafios extras para salva-la, o bom é que esse é o unico game que sentamos a porrada nele antes de leva-lo preso.

Expansões e modo desafio

Arkham Knight, também tem DLCs, trazendo mais profundidade a história, sendo algumas como histórias de Arkham que se passam após a história 100% do game, e a expansão conhecida como “Época da Infamia”, esta que se encontra dentro da história principal, tranzendo mais 4 vilões, sendo eles Ra’s Al Ghul, Chapeleiro Louco, Crocodilo e Sr Frio. Além de Skins para o Batmovel e para os personagens jogaveis também.

Outra expansão interessante é uma que se passa antes de Akham Asylum, aqui somos colocados na pele de Batgirl pela primeira vez, e uma missão de resgate ao Comissãrio Gordon, que foi sequestrado pelo Coringa e esta sendo mantido de refém em seu parque.

E não podemos deixar de lembrar do modo desafio, esta maior, com mais dinamica e mapas, podendo jogar com todos os combatentes de Gotham, incluindo desafios que colocam o Batman e o Robin juntos.

Gameplay

Tudo que deu certo nos anteriores retornam, aqui mais dinamico do que nunca, é emocionante ver a velocidade do Batman neste jogo, e agora podemos usar mais armas durante o combate, como por exmeplo um bastão que o inimigo deixa cair, uma cadeira, derrubar o lustre do teto, jogar o inimigo em algum local elétrico, em fim, seja o Batman.

Mas temos diferenciais, em Arkham Knight como o caos em Gotham está mais instaurado do que nunca, O Robin e o Asa Noturna chegam junto para ajudar, mesmo com o Batman querendo agir sozinho. Mas vamos lá, agora temos gampelay com as duplas dinamicas, podendo unir os golpes durante o combate, ou trocar de um para o outro, e isso torna o jogo muito dinamico.

Outra novidade é o Batmovel, agora temos gameplays nele, contudo apesar de ser legal no incio, com o tempo acaba se tornando chato e cansativo, existem longos trechos de gampelay no Batmovel, é legal, mas uma hora cansa.

Bonus: Arkham Origins

Ambientado anos antes de Arkham Asylum, aqui vamos vivenciar o ano dois do Batman, uima recompensa foi colocada em sua cabeça, e muitos mercenarios virão atrás dele.

Este jogo serve como uma apresentação a muitos vilões, e traz a primeira aparição do Coringa neste universo. O colocando é claro como o vilão principal e causador de todo o caos que se instaura neste jogo.


Batman Arkham Origins

Apesar de ser o mais fraco de todos os outros, este game ainda é muito bom, tem uma história legal e uma gameplay um pouco melhor do que seu antecessor o Arkham City. Origins foi lançado dois anos antes do Knight e teve sua produção realizada em paralelo com o Knight, porém o Origins diferente de todos os outros que foram produzidos pela Rocksteady, este foi produzido pela WB Games Montreal, possivelmente unindo o util ao agradavel, em trazer uma história focada no natal do segundo ano do Batman e seu primeiro embate contra o Coringa, e também com isso foi possível arrecadar alguns fundos para finalizarem o investimento de Arkham Knight, e assim fechar a saga Arkham com chave de ouro.

Modo Online

Sim, Eles tentaram colocar um modo online em Arkham Origins, contudo não passou de uma falha tentativa de colocar dois grupos de bandidos, contra o Batman e o Robin para combate-los. Confeço que jogar como Batman ou Robin era até legal, porém os servidores eram péssimos, era dificil achar partida e quando achava tinha que torcer para não cair.

O jogo manteve o modo desafio, com algumas DLCs, agora permitindo jogar com o Slade no jogo base. Quanto as DLCs, eram skins para usar neste modo, uma DLC onde enfretavamos o Sr Frio, e uma contando os ultimos dias de treinamento do Bruce.

Gameplay

Não há muito o que falar da gameplay, ela é muito parecida com o Arkham City, tem alguns diferenciais como as luvas do chocker que funcionam como uma epécie de “rage”, ou alguns gedgets para pendurar stelf, como pendurar um capanga em uma gargula de teto, usando o gancho, eu particulamente acho isso muito bom, e util demais em certas partes do jogo.

Contudo a gameplay de combate é falha as vezes, existem certos momentos do game, em que o Batman simplemsnte erra um golpe, por nada acertando o vento.


Saga Arkham: Quando se fala em jogos de herói, a saga Arkham é referencia em tudo, revolucionou com usa gameplay, e até hoje os games se baseiam nesta incrivel saga. Carlos Enriki

10
von 10
2024-09-03T15:54:47+0000

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *