Preview: Tevi – Metroidvania charmoso e cheio de personalidade

Publicado por Vinicius Miranda em

Review: Tevi – Metroidvania charmoso e cheio de personalidade

A CreSpirit nos trouxe um novo metroidvania super charmoso pra gente se aventurar. Confira nossa análise completa de Tevi.

Tivemos acesso à demo de Tevi, um game super interessante que nos leva a um mundo meio steampunk com estética baseada em anime. Nossa protagonista divide o nome com o jogo, se chamando Tevi. Ela, ao lado de dois espíritos chamados Sable e Celia, embarca em uma aventura em busca de desvendar um grande mistério. Algo interessante dessa história é que ela quebra a 4ª parede, trazendo uma personagem que serve de guia para Tevi, e basicamente sabe que está dentro de um jogo, ou melhor, que está dentro de uma demo. Não sabemos dizer se esse elemento narrativo continuará no produto final.

CreSpirit

A história é bem conceitual nessa demo, servindo apenas para nos levar de um ponto para outro na aventura. Não há cutscenes, e os diálogos são exibidos naquele velho esquema de imagens estáticas na tela acompanhadas de caixas de texto. Outro detalhe importante é que, pelo menos nessa versão demo, o jogo não tem localização PT-BR, o que é um ponto negativo para nós brasileiros.

Tevi (CreSpirit)

Os gráficos são bonitos, sendo 2D com um pixel art caprichado. A estética do game é de anime, e os modelos dos personagens durante a gameplay é no estilo chibi. O character design é muito bom, deixando todos os personagens com bastante personalidade. Os monstros também possuem uma boa variedade de aparências, sendo bem diversificados.

No quesito gameplay, Tevi é um metroidvania na sua essência. Ou seja, ele é um jogo de ação e aventura 2D, porém não linear. Temos aqui uma variedade de cenários que acompanhamos, elementos de plataforma, assim como elementos de RPG. Todo o cenário tem seus mapas, que vão sendo completados conforme você vai avançando por eles. Apesar de ser um jogo 2D, como todo bom metroidvania, o mapa é tanto horizontal como vertical. O que quer dizer que você vai pular muito para subir e descer dos cenários. Se perder também não será tão incomum aqui se você não prestar atenção na sua trajetória.

Como dito, o game tem elementos de RPG, como lojas para se comprar equipamentos e itens que o ajudarão na aventura. Conforme vamos avançando, novos itens vão sendo liberados para que novos caminhos sejam possíveis de serem acessados. O que, inclusive, nos permite voltar para mapas anteriores para explorar novas áreas antes inacessíveis. Inclusive, o fast trevor é possível, podendo ser acessado em pontos específicos do mapa. O game também possui elementos de crafting, o que ajuda a melhorar os status dos personagens e conseguir itens específicos.

Tevi (CreSpirit)

Na parte de combate, estamos diante de um combate simples, porém preciso. Os combates corpo-a-corpo prevalecem, porém possuímos também magias, com Sable e Celia assumindo a forma dos chamados magiteks, dando 2 tipos de magias diferentes que podemos ir melhoranco com o tempo.

A dificuldade é moderada, e depende muito de como você melhora os status de Tevi. As lutas contra chefes também podem ser desafiadoras, dependendo da sua performance. Mas se você for experiente em jogos metroidvania, não deve sentir nada de diferente em relação a outros jogos.

Vale a pena?

Tevi (CreSpirit)

Tevi foi uma experiência agradável. É um metroidvania charmoso e competente na sua proposta. Mapas coesos, combate fácil de aprender, estética convidativa, personagens carismáticos e dificuldade moderada. Até onde podemos ver, será uma ótima aquisição quando de fato sair.

Vale sempre lembrar que o que foi experimentado aqui é uma demo. Portanto, muitas coisas aqui não estão finalizadas. Inclusive, pode ser que a localização PT-BR ainda venha na versão final. Mecânicas, caminhos e acessórios não estão disponíveis nessa versão também, o que nos impede de dar uma avaliação completa.

Pontos positivos

  • Visuais bonitos e charmosos;
  • Combate fácil de aprender;
  • Dificuldade moderada;
  • Mapas não lineares, mas coesos;
  • Elementos de RPG e crafting interessantes.

Pontos negativos

  • Não tem localização PT-BR;
  • Sem cutscenes ou cenas animadas;
  • História fraca.

Lembrando sempre que essa preview é referente a uma demo. Portanto, muita coisa pode mudar no produto final, incluindo alguns dos pontos negativos levantados aqui.

Informações técnicas

  • Plataformas disponíveis: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch e PC
  • Desenvolvedores: CreSpirit, GemaYue, Ein Lee
  • Publisher: CreSpirit
  • Data de lançamento inicial: 2023

Tevi foi testado no PC através da plataforma Steam, na sua versão demo. O jogo foi cedido gratuitamente pela CreSpirit.

Explore mais notícias e acompanhe a Passe o Controle nas redes sociais. Junte-se ao nosso canal no Telegram ou à comunidade do WhatsApp!

About Author

Categorias: Reviews

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.