Two Strikes é um game de luta indie desenvolvido pelo estúdio brasileiro Retro Reactor e publicado pela Entalto Games. Estava em acesso antecipado desde 2020, mas agora finalmente tá tendo o seu lançamento oficial pra PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.

Logo de cara, já dá pra perceber como a qualidade artística é de primeira. O game tem a temática de Japão Feudal, se passando no emblemático Período Sengoku, que já foi explorado em títulos consagrados como Onimusha e Samurai Warriors. Mas diferente de outros jogos, aqui a proposta é bem diferente.

Qual o diferencial do jogo?

É um jogo de luta, mas que não tem barra de vida. Você vence a partida em até 2 ataques. Daí o nome Two Strikes. A princípio, isso parece simples e até chato, mas não é. O que parece uma limitação que pode terminar a luta em meros segundos, na verdade se torna crucial pro seu gameplay. Pois te força a elaborar estratégias, se preocupar com a forma que você se aproxima do adversário e quando você deve defender, se esquivar e atacar.

Dessa forma, Two Strikes consegue simular bem um duelo de vida ou morte entre samurais. Até mesmo a distância do seu ataque deve ser levada em conta. Sabendo o alcance dos seus golpes, você consegue elaborar estratégias do quão perto do adversário é o suficiente pro golpe acertá-lo. E isso pode proporcionar momentos emocionantes dentro das partidas.

Lutando em pinturas

São 8 personagens disponíveis. Kenji, Tomoe, Miyo, Ayai, Shenyan, Yasuke, Hozoin e Goemon. Todos baseados em figuras históricas ou pelo menos lendárias daquela época. Cada personagem tem sua arma específica, o que significa métodos diferentes de combate.

A qualidade artística é sensacional, parece que estamos lutando dentro de uma típica pintura japonesa. Os personagens são preto e branco, enquanto os cenários são coloridos, o que dá um contraste interessante e reforça essa estética de pintura.

Modos de jogo

São vários modos de jogo, tanto pro offline como pro online. Existe o modo Arcade, modo Versus, Prática, Treinamento, e por aí vai. Inclusive modos próprios do jogo, como o modo Um Golpe, onde ao invés de 2, absolutamente qualquer golpe define o vencedor da partida.

O Modo Infinito, onde você tem que enfrentar partidas intermináveis até ser derrotado, e o modo Uma Vida, onde se morreu, tem que voltar tudo desde o início. O jogo também tem um modo história, que adiciona diálogos entre os personagens antes das partidas.

Apesar de simples, é uma forma de conhecer melhor cada um dos personagens jogáveis. Tanto no Modo Arcade como no Modo História, o chefe final é um Shinigami, um deus da morte da mitologia japonesa, que pelo menos até o momento não é jogável.

Terminar o modo história também não proporciona um final, mas existe um uma aba história no menu que permite conhecer melhor a história de cada um dos personagens e, inclusive, é lá onde os finais de cada um se encontram.

Vale a pena?

Two Strikes é um ótimo jogo, um game de luta que trás um diferencial que não se vê nos jogos atuais. Dá pra identificar possíveis inspirações em games clássicos como Bushido Blade, por exemplo. O visual, o fator estratégico, a dinâmica, tudo isso é único.

Algo que eu, pelo menos, não lembro de ter visto em outros jogos de luta, indies ou não-indies. E isso é feito pelas mãos de um brasileiro. O que reforça ainda mais que precisamos incentivar o nosso cenário e valorizar cada vez mais os devs brasileiros. Se quer uma experiência diferenciada em um jogo de luta, Two Strikes vale totalmente a pena.

Two Strikes: Um jogo de luta diferenciado. Algo que o cenário precisa bastante. Simples, direto e estratégico. Só precisa de mais conteúdo. Vinicius Miranda

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von 10
2025-06-24T12:10:00+0000

Confira abaixo a análise em vídeo feita pelo canal Z Games:

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