Scorn: Só para quem tem estômago

Publicado por Renan Hernane em

Scorn: Só para quem tem estômago

Scorn chama a atenção pela ambientação sinistra e asquerosa. Cenas bem pesadas e, se você não tem estômago, é melhor nem ler esta review.

Scorn (Ebb Software)

Scorn é um jogo de terror em primeira pessoa e se passa em um universo horripilante de formas estranhas. O design gira em torno do conceito “ser lançado em um mundo”. Você se sentirá isolado e perdido, precisando explorar diferentes regiões de cenários interconectados, mas de uma maneira não linear. Existem dois protagonistas: você e a ambientação.

A cada local que você passará pelo jogo, terá uma história diferente, com puzzles irritantes e personagens horripilantes que compõem este universo nojento. Ao longo do jogo, você descobrirá novas áreas, adquirirá diferentes habilidades e armas, além disso, terá também itens variados para conseguir entender o que está a sua frente.

Ambientação detalhada no caos

Scorn tem um “mundo aberto” com diferentes partes interconectados. Cada região deste mundo é um enorme labirinto, com salas e caminhos para explorar. A narrativa acontece dentro do próprio jogo, sem muitas cutscenes para te distrair ou, deixar de te prender naquele cenário de caos.

Eu acredito que essa seria a principal proposta do jogo, fazer com que você se sinta preso nele. E, aí é que tá, se você não tiver paciência e estômago, não será possível progredir.

Xbox

Imersivo ao ponto de se sentir preso

Como eu escrevi no último parágrafo, a intenção do jogo é te manter ali, preso. A desenvolvedora usou e abusou disso. Uma experiência imersiva com atenção nas movimentações do seu personagem. A interação com os cenários ocorrem de forma realista: você poderá pegar objetos com a mão (ao invés deles estarem flutuando no ar), operará as máquinas e os instrumentos segurando os controles para resolver puzzles ao longo da sua jornada.

Scorn não terá pena de você

Scorn não terá pena de você caso perca ou esqueça algo importante durante a jogatina. Tudo está interligado e você deve descobrir e desvendar o porquê disso. Seu inventário será super limitado, com o objetivo de te manter em estado de alerta durante todo o progresso. Quando vale a pena usar tal item? E agora, será que vale a pena entrar em combate ou ignorar? Se eu fugir, conseguirei progredir no jogo? Essas são perguntas que só poderão ser respondidas de acordo com os estilos de jogatinas que você mesmo decidirá.

Não é para todo mundo

Apesar de ser um jogo curto, você precisará ter estômago e paciência para avançar em Scorn. Alguns puzzles são complicados de solucionarem e a ambientação asquerosa faz com que você queira sair logo dali, impactando diretamente no seu raciocínio para progredir no jogo.

Informações técnicas de Scorn

  • Data de lançamento: 14 de outubro de 2022
  • Preço sugerido: A partir de R$68,39 (o jogo está gratuito no Game Pass)
  • Link de compra: Microsoft ou Steam
  • Gênero: Terror
  • Localização em português Brasil

Notas

  • Diversão: 5
  • Jogabilidade: 7
  • Visual: 9
  • Som: 8
  • Geral: 7

Veja outras reviews e siga a Passe o Controle nas redes sociais!

About Author

Categorias: ReviewsXbox

Renan Hernane

Pai do Oliver. Editor-chefe da Passe o Controle e analista de mídia.

1 comentário

5 jogos pra curtir o final de semana! - Passe o Controle · 14 de julho de 2023 às 09:19

[…] Caso queira saber mais sobre esse jogo antes de comprar, confira a nossa análise. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.