Synduality: Echo of Ada é um jogo que, com certeza, te prende pelo mundo e a temática que ele aborda. O jogo combina mechas personalizáveis, combate estratégico e um sistema de sobrevivência que torna cada partida única. A proposta de ser um shooter de extração no estilo Escape From Tarkov, mas com uma pegada mais acessível e social, faz dele uma experiência diferente e instigante.

Aqui, você assume o papel de um Drifter, um piloto de mechas que explora um mundo pós-apocalíptico ao lado do seu Magus, uma IA que atua como guia e suporte. Que, inclusive, é 100% personalizável. Seu objetivo principal é entrar em um mapa hostil, coletar recursos e sair vivo por um dos pontos de extração. O desafio está tanto nos inimigos controlados pela IA quanto em outros jogadores, que podem ser aliados ou ameaças.

A tensão de cada encontro

O jogo apresenta um sistema dinâmico de encontros entre jogadores. Embora seja possível encontrar aliados momentâneos, a tensão está sempre presente, pois qualquer um pode se tornar uma ameaça a qualquer momento. Um simples gesto de cumprimento pode significar um pacto de não agressão, mas também pode ser uma armadilha. Quem vence leva tudo, incluindo os equipamentos do adversário.

É possível se deparar com situações, por exemplo, encontrar um jogador distraído saqueando um contêiner. Você pode interagir com ele, ignorá-lo ou simplesmente disparar e atacá-lo. Caso opte pelo ataque, uma batalha entre vocês provavelmente vai ocorrer, mudando completamente a dinâmica da partida que, talvez a princípio, fosse apenas de exploração.

Construção e evolução da base

Outro aspecto que torna Synduality tão envolvente é a possibilidade de melhorar sua base. Inicialmente, você começa com um espaço precário, mas conforme coleta recursos, pode reformá-lo e transformá-lo em um verdadeiro quartel-general.

A interação com o Magus também é um diferencial, pois ele não apenas fornece informações essenciais, mas também evolui com o tempo, se adaptando ao seu estilo de jogo.

Elementos online que podem ou não serem atrativas

Diferente de outros jogos do gênero, onde o foco é puramente no PvP, Synduality equilibra bem os desafios contra a IA e outros jogadores. O jogo incentiva a cooperação de forma orgânica, mas sem impedir que conflitos surjam. Há também um modo single-player que funciona como um “modo história”, adicionando camadas de lore ao universo do jogo.

Ao mesmo tempo, muitos elementos encontrados aqui podem ser consideradas de jogo live service, como benefícios diários para voltar para o jogo todos os dias. Não é nada tão agressivo como lootboxes ou elementos de gatcha. Mas tem, por exemplo, itens temporários, objetivos diários e passes de temporada. Ou seja, mesmo que seja completamente opcional, é um jogo que apresenta incentivos de microtransação. Porém, se você for capaz de ignorar esses elementos, o jogo fica bem mais agradável.

Vale a pena?

Synduality Echo of Ada é uma boa pedida pros amantes de loot shooter e jogos com temática pós-apocalíptica. É um jogo que te prende e que tem uma atmosfera bem interessante. Com um sistema de combate responsivo, mecânicas de sobrevivência bem implementadas e um toque especial de personalização, ele se destaca como um dos melhores lançamentos recentes do gênero.

Apesar dos elementos que lembram live service, é algo que pode ser ignorado, então se você busca uma nova experiência em um mundo distópico com estética de anime, vai fundo.

Synduality: Echo of Ada: Uma experiência diferente, em um mundo convidativo. Mas com elementos live service que podem afastar. Vinicius Miranda

6
von 10
2025-03-15T00:11:41+0000

Synduality: Echo of Ada está disponível pra PS5, Xbox Series e PC através da Steam.

Leave a comment